Buscar
  • Avivar Ambiental

Por que se preocupar com o Licenciamento Ambiental?


Obter a licença ambiental é uma exigência para os empreendimentos que atuam em atividades que utilizam recursos naturais e que possam causar algum impacto para o meio ambiente.

 

E mesmo assim, muitas empresas ainda insistem em atuar sem a Licença Ambiental e por isso cometem muitas irregularidades.


Veja a seguir os 4 principais riscos que o seu empreendimento está sujeito ao atuar sem o licenciamento:


1 - Multa: a licença ambiental tem prazo de validade que deve ser seguido á risca pela empresa. As empresas devem estar de acordo com a legislação ambiental do seu município para a execução correta da sua atividade.

Quando uma empresa atua fora da data de validade ou sem licença, está sujeita ao pagamento de multas ou até prisões dos responsáveis.


2- Danos á imagem da empresa: a população está cada vez mais ciente da necessidade da preservação ambiental e por isso é cada vez mais comum ver pessoas cobrando as empresas para se adequarem à legislação.

Atualmente, a grande divulgação de problemas causados pela falta de licenciamento ambiental conscientizam os consumidores das empresas infratoras, passando a exigir o cumprimento ou até mesmo rejeitando produtos de marcas que não estão de acordo com as leis ambientais.


3- Danos ao meio ambiente: uma atividade não licenciada, com geração de resíduos sólidos e líquidos tóxicos, sem o devido controle, pode contaminar solos, ar e águas, causa grandes emissões de gases poluentes alteram a atmosfera local, de forma direta e indireta. Adicionalmente, explosões e incêndios podem ser causados pela má gestão dos resíduos e produtos. Além disso, altos ruídos alteram a vida animal.

Com o Licenciamento Ambiental, os danos são minimizados ao máximo, mantendo a saúde da fauna e flora local e contribuindo para a conservação.


4 - Danos á saúde pública: pequenas ações podem gerar grandes consequências para o meio ambiente e consequentemente para a saúde pública.

A contaminação de água e a falta de tratamento de esgoto podem, por exemplo, levar à ingestão de água contaminada que causa diversas doenças como leptospirose, hepatite A e cólera.

O licenciamento ambiental é responsável pela saúde ambiental local e sua ausência pode gerar impactos direta e indiretamente em outras localidades.


Está precisando de alguma dessas licenças para realizar o seu licenciamento ambiental? Nós podemos te ajuda!


Contate-nos para mais informações!

🌐 Site: www.avivarambiental.com.br

📞 Telefone: (65) 99249-2829

4 visualizações0 comentário